Hipertireoidismo em crianças
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando a glândula tireoide está hiperativa e os hormônios tireoidianos são secretados mais do que o necessário no sangue da pessoa afetada. Esta doença não se limita a adultos e também pode afetar crianças. No texto a seguir, pretendemos apresentar o hipertireoidismo infantil, seus sintomas e tratamento.
Neste artigo você vai ler:
O que é hipertireoidismo em crianças?
Quais são as causas do hipertireoidismo em crianças?
Quais crianças estão mais expostas ao hipertireoidismo?
Quais são os sintomas do hipertireoidismo em crianças?
Como o hipertireoidismo é diagnosticado em crianças?
Como o hipertireoidismo é tratado em crianças?
O que é hipertireoidismo em crianças?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Esta glândula é responsável pela liberação de hormônios da tireóide no sangue. Os hormônios da tireoide estão envolvidos na regulação do metabolismo e do metabolismo básico do corpo.
Se o nível desses hormônios estiver acima do normal, diz-se que a pessoa tem hipertireoidismo.
O hipertireoidismo é menos comum em crianças do que o hipotireoidismo. No entanto, é necessário ser diagnosticado e tratado a tempo. O hipertireoidismo em crianças menores de 3 anos pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo, incluindo habilidades de aprendizagem.
O hipertireoidismo em bebês pode até ser fatal. O hipertireoidismo também pode perturbar o processo normal de crescimento em crianças.
As crianças com hipertireoidismo podem ter um crescimento rápido no início, mas depois seu crescimento pára mais cedo do que as outras.
Quais são as causas do hipertireoidismo em crianças?
As principais causas de hipertireoidismo em crianças incluem o seguinte:
Sepulturas
A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo em crianças. Graves' é uma doença auto-imune. A doença autoimune é uma doença na qual o sistema imunológico do corpo é ativado contra suas próprias células e as confunde com células estranhas. Nesta doença, o sistema imunológico do corpo é ativado erroneamente contra a glândula tireóide e causa sua atividade excessiva.
Tomar muita medicação para a tireoide
Em crianças que estão em tratamento para hipotireoidismo, se os medicamentos não estiverem sob controle e forem usados em excesso, podem levar ao hipertireoidismo.
Consumo excessivo de iodo
O iodo é um mineral necessário para a produção natural de hormônios da tireoide. É por isso que a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de sal enriquecido com iodo. No entanto, o consumo excessivo de iodo pode levar ao hipertireoidismo. O consumo de frutos do mar ou suplementos de iodo pode levar a essa condição.
Nódulo da tireóide
Um nódulo é um tecido anormal na glândula tireoide que pode secretar hormônio tireoidiano e levar ao hipertireoidismo. Se um nódulo de tireoide é diagnosticado em uma criança, geralmente é necessário realizar uma biópsia. A biópsia é possível fazendo um corte e removendo uma amostra de tecido da glândula.
tireoidite
A inflamação da glândula tireóide é chamada de tireoidite. Esta condição pode levar à estimulação da glândula tireóide e secreção excessiva de hormônios da tireóide. A tireoidite geralmente se resolve sozinha. Infecção ou dano à glândula tireóide pode levar à inflamação e tireoidite.
Quais crianças são mais suscetíveis ao hipertireoidismo?
O hipertireoidismo é mais comum em adultos. No entanto, as crianças que têm qualquer uma das seguintes condições estão em risco de hipertireoidismo:
História familiar de hipertireoidismo
História familiar de doenças autoimunes
História de trauma ou lesão da glândula tireoide
Bebês nascidos de mães com doença de Graves
Quais são os sintomas do hipertireoidismo em crianças?
Entre os sintomas do hipertireoidismo em crianças, podemos citar:
- cansaço
- Perda de peso
- diarréia
- Irritabilidade
- Intolerância ao calor
- Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca
- ansiedade
- problemas de sono
- Aumento do apetite
- Períodos irregulares em meninas
Como o hipertireoidismo é diagnosticado em crianças?
Na primeira etapa, o médico faz um histórico completo dos sintomas do seu filho. História familiar, doenças subjacentes e medicamentos atuais são importantes na história.
Em seguida, o médico faz um exame físico da criança. Para isso, é necessário tocar a glândula tireóide.
Em caso de suspeita de hipertireoidismo, o médico solicita um exame de sangue. Este exame de sangue ajuda a diagnosticar a doença medindo o nível de hormônios da tireóide no sangue.
Com base nos sintomas e condições de cada pessoa, outros exames diagnósticos, como ultrassonografia, varredura ou biópsia, podem ser necessários.
Como o hipertireoidismo é tratado em crianças?
As opções de tratamento para o hipertireoidismo incluem:
Medicamentos antitireoidianos: O metimazol é um dos medicamentos deste grupo. Este medicamento ajuda a suprimir os hormônios da tireóide e mantém o nível desses hormônios na faixa normal.
Outro grupo de medicamentos que o médico pode prescrever para o seu filho são os betabloqueadores. Esses medicamentos ajudam a melhorar os sintomas da criança, como pressão alta e aumento da frequência cardíaca.
Os medicamentos antitireoidianos geralmente são prescritos por pelo menos dois anos. Algumas crianças se recuperam espontaneamente após algum tempo e o médico pode interromper a medicação. No entanto, essas crianças precisam ser monitoradas; Porque na maioria dos casos a doença volta.
Erupções cutâneas, dores musculares e fraqueza, problemas hepáticos e diminuição do número de glóbulos brancos estão entre os efeitos colaterais dos medicamentos antitireoidianos.
Iodo radioativo: Este é um tratamento definitivo para o hipertireoidismo. A criança engole iodo radioativo e este iodo é gradualmente absorvido pela glândula tireóide. a propósito
O iodo radioativo é seguro e não prejudica outros órgãos do corpo. Em alguns casos, o iodo radioativo pode levar ao hipotireoidismo, que é muito mais fácil de tratar do que o hipertireoidismo.
Cirurgia: Este também é um tratamento definitivo para o hipertireoidismo. Com base na condição e nas necessidades da criança, toda ou parte da glândula tireoide é removida. Se a criança sofrer de hipotireoidismo após a cirurgia, o tratamento será iniciado para ela.
Conclusão
O hipertireoidismo é menos comum do que o hipotireoidismo em crianças. No entanto, se ocorrer, precisa de diagnóstico e tratamento oportunos. Porque pode afetar o crescimento e o desenvolvimento da criança afetada.
Comentários
Enviar um comentário