O que é o cisto de Bartholin?

 Cisto de Bartholin

O cisto de Bartholin é uma massa não cancerosa que se forma após o bloqueio das glândulas de Bartholin. Esta glândula é formada na parede vaginal. No texto a seguir, pretendemos apresentar o cisto de Bartholin, suas causas, complicações e tratamento.


Neste artigo você vai ler:


O que é o cisto de Bartholin?

Sintomas dos cistos de Bartholin

Quais são as complicações dos cistos de Bartholin?

O que causa o cisto de Bartholin?

Quais fatores aumentam a possibilidade de desenvolver um cisto de Bartholin?

Tratamento caseiro do cisto de Bartholin

Tratamento do cisto de Bartholin

Como o cisto de Bartholin é diagnosticado?

O que é o cisto de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são frequentemente formadas entre a vagina e a vulva e não são visíveis a olho nu. Essas glândulas são responsáveis ​​por secretar fluido durante o sexo para evitar dor e abrasão.



Cistos de Bartholin


Esses tipos de cistos são firmes e sensíveis e nem sempre causam dor. Embora os agentes infecciosos não sejam a causa desses cistos, mas com a formação do cisto de Bartholin, as bactérias podem entrar em seu fluido e levar à formação de abscessos.



Nos Estados Unidos, estima-se que os cistos de Bartholin representem 2% de todas as consultas ginecológicas-obstetras.


Sintomas dos cistos de Bartholin

Esses tipos de cistos nem sempre são dolorosos. Você pode ter esta doença, mas nunca percebe isso. até ver um ginecologista para outros exames.


No entanto, esses cistos podem aumentar e fazer com que um dos lábios fique maior que o outro. Os cistos de Barthol variam em tamanho. Embora esses cistos não sejam transmitidos durante a relação sexual, eles podem ser transmitidos a um parceiro sexual se estiverem infectados com clamídia ou gonorreia.


Cistos de Bartholin


Cistos maiores são mais propensos a causar dor ou desconforto; Especialmente durante o sexo, ao andar ou sentar. No entanto, se você estiver em idade fértil, esses cistos não devem preocupá-lo.


No entanto, se esses cistos se desenvolverem após a menopausa, é necessário consultar imediatamente o seu médico para descartar qualquer malignidade.


Quais são as complicações dos cistos de Bartholin?

Em alguns casos, as bactérias podem entrar no fluido dentro do cisto e levar à formação de pus. Este pus pode causar dor ou desconforto no cisto e causar um abscesso. Portanto, seu médico pode prescrever antibióticos de amplo espectro para prevenir a infecção.



Um abscesso pode crescer rapidamente. Se você tiver um abscesso, poderá experimentar qualquer um dos seguintes sintomas:


Vermelho

Dor ao toque

Lugar ardente

Dor durante a relação

Febre

Ruptura ou descarga

O que causa o cisto de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são responsáveis ​​por secretar um fluido que naturalmente ajuda a área a ficar escorregadia durante o sexo. Este fluido passa pelo cisto e atinge a parte inferior da vagina.


Se o muco fica preso nesses dutos, ocorre obstrução e o cisto de Bartholin cresce. Além disso, fatores infecciosos em resposta ao crescimento desse tipo de cisto podem levar à formação de um abscesso.


Quais fatores aumentam a possibilidade de desenvolver um cisto de Bartholin?

A principal causa dos cistos de Bartholin não é conhecida; Mas parece que as bactérias desempenham um papel em causá-lo. Além disso, qualquer um dos seguintes fatores pode aumentar o risco de desenvolver cistos de Bartholin:


Ser sexualmente ativo

Idade 20 a 30 anos

História anterior desta doença

Danos ao local

Cirurgia vaginal ou vulva

Tratamento caseiro do cisto de Bartholin

Se esses cistos forem pequenos e não causarem sintomas, eles podem não precisar de tratamento. O médico pode pedir que você monitore o cisto e informe a ele se houver algum aumento de tamanho ou alteração na forma ou se causar dor ou desconforto.


Se pequenos cistos de Bartholin causarem dor ou desconforto, fazer o seguinte pode ajudar:


Analgésicos: Analgésicos como ibuprofeno e acetaminofeno podem ajudar a aliviar a dor desses cistos.

Banho quente: mergulhar esses cistos por 10 a 15 minutos pode ajudar a diminuir e curar esses cistos.

Compressa morna: Aplicar uma leve pressão no cisto com uma toalha quente pode ajudar no seu tratamento.

No entanto, se você observar quaisquer achados anormais ou qualquer alteração em seu tamanho ou forma, consulte seu médico sobre isso; A formação desses cistos na pós-menopausa, especialmente, necessita de investigações mais detalhadas.


Tratamento do cisto de Bartholin

Cistos de Bartholin maiores ou aqueles que causaram um abscesso podem exigir tratamento e drenagem. Além disso, se um abscesso se desenvolver, o médico pode prescrever antibióticos.


Se os cistos forem muito grandes, o médico pode recomendar a cirurgia após um curso de antibióticos. Este procedimento é realizado sob anestesia local. As seguintes etapas são executadas:



O médico insere um cateter no cisto

O cateter é inflado e pontos podem ser usados ​​para manter o cisto no lugar

O cateter permanece no local por cerca de 4 semanas até que o fluido seja completamente drenado

Existem outros tratamentos disponíveis para esta doença que o médico pode recomendar com base nas condições; Incluindo:


Laser de dióxido de carbono

Cirurgia para remover as glândulas de Bartholin

Aspiração de agulha

Como o cisto de Bartholin é diagnosticado?

O médico geralmente detecta esses cistos durante um exame pélvico. Em seguida, o médico pode solicitar exames para detectar possíveis infecções transmitidas por contato sexual (IST); Neste caso, uma amostra de urina, sangue ou vaginal pode ser solicitada.


Se você estiver na menopausa, seu médico pode solicitar uma biópsia ou amostragem da vagina ou vulva para descartar o câncer.


Conclusão

Esses tipos de cistos são causados ​​pelo aumento e acúmulo de líquido nas glândulas de Bartholin. Essas glândulas são naturalmente responsáveis ​​pela secreção de fluido escorregadio durante o sexo. Esses cistos geralmente são indolores e não são diagnosticados até que seu médico o examine.


Agentes bacterianos podem entrar no cisto e levar ao abscesso. Neste caso, o médico irá prescrever antibióticos para você.


Se você está em idade fértil, esses cistos geralmente não são uma preocupação; No entanto, na idade pós-menopausa, eles precisam de mais investigações para descartar malignidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10 remédios caseiros para ejaculação precoce

Por que uma espinha vermelha aparece nos testículos? Todas as razões para manchas vermelhas nos testículos

Tratamento da secura vaginal e seus métodos fitoterápicos