Razões para plenitude auricular e seu tratamento
Razões para a plenitude do ouvido
Muitos de nós experimentamos a sensação de plenitude auricular. Essa sensação geralmente é irritante e parece que algo está preso no ouvido. Existem vários fatores que podem levar à sensação de plenitude auricular; incluindo sinusite e mudança de altitude. No texto a seguir, examinaremos os motivos da sensação de plenitude no ouvido e seu tratamento.
O que você vai ler neste artigo:
O que causa a sensação de plenitude no ouvido?
As razões mais comuns para uma sensação de plenitude no ouvido
Causas menos comuns de plenitude auricular
Quando devemos procurar um médico?
O que causa a sensação de plenitude no ouvido?
Quando a pressão no ouvido médio é diferente da pressão fora do ouvido, você sente pressão ou plenitude no ouvido. Os pequenos tubos nas orelhas, chamados trompas de Eustáquio, são responsáveis por regular a pressão no ouvido médio. Se a trompa de Eustáquio estiver bloqueada devido a doença ou certas condições, você experimentará uma sensação de plenitude ou pressão no ouvido.
As razões mais comuns para uma sensação de plenitude no ouvido
Alteração de altura
Se a altura dos tubos do stash mudar, eles podem não ter tempo suficiente para se adaptar às novas condições e mudanças de pressão. Por exemplo, ao dirigir nas montanhas, voar ou subir em um elevador, esse estado pode ser criado para você.
Sinusite
Os seios são buracos vazios nos ossos da cabeça e do rosto; Se essas cavidades ficarem inflamadas, ocorre sinusite. A sinusite geralmente segue infecções virais. Enquanto as infecções bacterianas também podem ser uma das razões para sua ocorrência. A sinusite pode causar uma sensação de plenitude nos ouvidos e um disparo momentâneo da orelha.
infecção na orelha
A infecção no ouvido é outra razão para a sensação de plenitude no ouvido. A otite média é uma infecção do ouvido médio. A otite média ocorre quando a tuba auditiva não drena adequadamente. O acúmulo de líquido neste caso pode fornecer as condições para o crescimento de vírus e bactérias e causar infecção.
O ouvido do nadador é uma infecção do ouvido externo que geralmente resulta de uma infecção com bactérias na água. Embora esta doença afete o ouvido externo, as pessoas afetadas podem ter uma sensação de plenitude no ouvido.
um resfriado
A inflamação e a congestão nasal causadas por um resfriado podem impedir o bom funcionamento da trompa de Eustáquio e sua adaptação à pressão externa, resultando em uma sensação de plenitude no ouvido.
Alergias ou sensibilidades
A rinite alérgica pode ser causada por alergias a poeira, poluição ou animais de estimação. Esse problema pode eventualmente levar à inflamação das vias aéreas, à produção e acúmulo de muco e vermelhidão e queimação das orelhas. Semelhante a um resfriado, as alergias também podem afetar a trompa de Eustáquio e causar uma sensação de plenitude no ouvido.
Produção de cera no ouvido
A cera é produzida naturalmente no ouvido e ajuda a proteger o ouvido interno. Naturalmente, esta cera se move do ouvido interno para o ouvido externo para ser enviada para fora do corpo. No entanto, o acúmulo excessivo dessa cera no ouvido pode levar ao bloqueio e, finalmente, a uma sensação de plenitude ou pressão no ouvido.
corpos estrangeiros
Um objeto estranho preso no ouvido também pode levar a uma sensação de plenitude ou pressão no ouvido. Esse problema é mais comum especialmente em menores que podem colocar um objeto no ouvido ou na boca.
Causas menos comuns de plenitude auricular
O seguinte também pode levar a uma sensação de plenitude no ouvido:
Doença de Meniere
A doença de Meniere afeta o ouvido interno. Nesta doença, o líquido se acumula dentro do ouvido interno. Devido ao acúmulo de líquidos, o senso de equilíbrio e a audição estão envolvidos. Esta doença geralmente afeta apenas um ouvido. Tonturas, perda auditiva e sensação de plenitude nos ouvidos estão entre os sintomas desta doença.
colesteatoma
Um colesteatoma ocorre quando a pele extra cresce dentro do ouvido interno. Esse problema pode se manifestar na forma de infecções de ouvido frequentes no início do nascimento. Além da sensação de plenitude no ouvido, você pode experimentar qualquer um dos seguintes sintomas:
Corrimento com mau cheiro
a dor
Perda de audição
Neuroma acústico
O neuroma acústico é um tumor benigno que fica no 8º nervo craniano. Este nervo é responsável por transmitir mensagens nervosas para o senso de equilíbrio e audição. Este problema é geralmente raro.
Outro sintoma desta doença é a perda auditiva; No entanto, a sensação de plenitude no ouvido e o som de zumbido no ouvido também podem ser seus sintomas.
Infecção fúngica do ouvido
O enfraquecimento do sistema imunológico do corpo devido a doenças ou uso de certos medicamentos, bem como algumas doenças crônicas, como diabetes, aumenta a possibilidade de infecção fúngica no ouvido; No entanto, esta infecção também é possível em pessoas saudáveis. Dor, coceira no ouvido e corrimento também podem ocorrer junto com uma sensação de plenitude no ouvido.
Otite média crônica
A otite média crônica ocorre quando a infecção do ouvido médio não é resolvida ou se repete repetidamente. Complicações da otite média crônica:
Perda de audição
Lesão do nervo facial
Uma infecção óssea chamada mastoidite
Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)
Esta articulação conecta o osso da mandíbula ao osso do crânio. A causa desse problema não é clara; no entanto, danos à cartilagem ao redor da articulação podem levar a essa anormalidade.
O principal sintoma da ATM é dor ou desconforto na mandíbula, face ou ambas as orelhas. A dor também pode se espalhar para o interior da orelha.
Quando devemos procurar um médico?
Se a sensação de plenitude auricular for acompanhada por qualquer uma das seguintes condições, é necessário consultar seu médico sobre isso:
Prolongado ou persistente apesar dos remédios caseiros
Tem sido acompanhado por sintomas como febre, dor intensa, sensação de desequilíbrio ou sangramento no ouvido
É causada por um corpo estranho que não pode ser removido com remédios caseiros
Conclusão
Uma sensação de plenitude no ouvido é um problema comum; Esse problema pode ocorrer após uma mudança de altitude, sinusite ou resfriado. Se os sintomas persistirem, não responderem aos remédios caseiros ou piorarem com o tempo, consulte o seu médico.
https://www.centraldafonoaudiologia.com.br/tratamentos/plenitude-auditiva/
Comentários
Enviar um comentário