O que é um útero heterogêneo no ultrassom?

 Útero heterogêneo no ultrassom

A ultrassonografia é um dos métodos de imagem que vem sendo amplamente utilizado no diagnóstico de diversas doenças, principalmente as doenças da mulher. Neste método de imagem, as ondas sonoras de ultra-som são usadas para ver os órgãos internos do corpo. Uma das coisas que podem chamar sua atenção no laudo de ultrassom é “útero heterogêneo”. No texto a seguir, vamos examinar a questão do útero heterogêneo na ultrassonografia.




Neste artigo você vai ler:


O que é ultrassom?

Útero no ultrassom

O que significa útero heterogêneo no ultrassom?

O útero heterogêneo é perigoso no ultrassom?

O que causa um útero heterogêneo?

Como é diagnosticada a causa do útero heterogêneo no ultrassom?

Como o útero heterogêneo é tratado?

O que é ultrassom?


A ultrassonografia é um dos métodos de imagem mais utilizados atualmente; Especialmente no diagnóstico de doenças e problemas das mulheres. Neste método de imagem, as ondas sonoras são usadas para examinar e registrar a imagem dos órgãos internos do corpo. Diferentes órgãos do corpo, cada um baseado na quantidade de absorção das ondas sonoras, causam a formação de imagens diferentes.


Dessa forma, o médico poderá examinar os órgãos internos do corpo usando ondas sonoras. Este método de imagem é menos perigoso do que outros métodos devido ao uso de ondas sonoras e tem sido uma revolução na imagem médica.


Útero no ultrassom

Nas imagens de ultra-som, é utilizada uma medida chamada "ecogenicidade". Essa medida desempenha um papel na determinação da quantidade de absorção e reflexão das ondas sonoras que atingem as vísceras. Portanto, duas definições podem ser vistas no laudo de ultrassom:


No entanto, em casos de útero heterogêneo, pode ser um sinal de um achado perigoso e necessita de mais investigação. Para este efeito, o médico assistente pode solicitar uma tomografia computadorizada, ressonância magnética, exame de sangue ou outros métodos de diagnóstico. Fazer essas coisas ajudará no diagnóstico final da causa do útero heterogêneo.


O que causa um útero heterogêneo?

A causa do útero heterogêneo não é conhecida; No entanto, os seguintes fatores podem estar envolvidos na sua ocorrência:


Hormônios

Estrogênio e progesterona são dois hormônios que são secretados no corpo feminino. Esses dois hormônios são responsáveis ​​pelos ciclos mensais; A alteração desses hormônios está envolvida na ocorrência da menstruação e na preservação do parto.


No entanto, algumas evidências mostram que essas alterações hormonais também podem estar envolvidas na ocorrência de miomas. Os miomas podem causar uma aparência heterogênea do útero no ultrassom.



Genética

Se um familiar próximo tiver miomas, é mais provável que você os tenha no futuro. Portanto, parece que fatores genéticos estão envolvidos em sua ocorrência.


Como é diagnosticada a causa do útero heterogêneo no ultrassom?

O médico começa primeiro o processo de diagnóstico por meio de um histórico médico. Ele fará várias perguntas, especialmente sobre seus períodos, seus intervalos, sua regularidade e a quantidade de sangramento.


Em seguida, você pode precisar ser examinado. Durante o exame, o médico observa e examina a área genital externa. Além disso, ele palpa a área abdominal para procurar nódulos ou quaisquer possíveis achados anormais. Em seguida, pode ser necessário usar um espéculo para examinar o colo do útero. Um espéculo é um dispositivo que o médico insere na vagina e pode examinar a parede uterina com sua ajuda.


Após o exame e com base no laudo ultrassonográfico, o médico poderá solicitar outros exames diagnósticos; Exames de sangue, biópsia uterina, tomografia computadorizada e ressonância magnética são métodos que o médico pode solicitar para uma investigação mais aprofundada.


Porém, na maioria das vezes, nenhum dos casos citados é necessário, e o útero heterogêneo encontrado na ultrassonografia não é uma preocupação e, se necessário, o médico inicia o tratamento.


Como o útero heterogêneo é tratado?

O tratamento depende da causa subjacente. Se o mioma for a causa do útero heterogêneo, pode não exigir tratamento ou ação adicional; Especialmente se não causar nenhum sintoma ou problema para você.


No entanto, se o mioma tiver um tamanho grande ou causar sintomas, ele precisa de intervenção terapêutica. Nesse caso, o médico decidirá qual tratamento iniciar para você com base nos sintomas.


Existem basicamente dois tratamentos principais para miomas:


Tratamento medicamentoso

As drogas hormonais são a primeira linha de tratamento para miomas; Esses medicamentos podem ajudar muito no alívio dos sintomas da doença.


Tratamento cirúrgico

Vários métodos cirúrgicos estão agora disponíveis para tratar miomas; Com base nas condições e sintomas, o médico decidirá qual método será mais adequado para você.




Conclusão

A ultrassonografia é um método de imagem que vem sendo amplamente utilizado na ciência médica nos últimos anos devido aos seus inúmeros benefícios. Neste método de imagem, as ondas sonoras são usadas para examinar os órgãos internos do corpo.


Uma das coisas que podem ser vistas no laudo ultrassonográfico é um útero heterogêneo. Útero heterogêneo significa uma massa com aparência uniforme na ultrassonografia. Os miomas são uma das causas comuns de útero heterogêneo. Um mioma é uma massa benigna de tecido uterino que não requer nenhum tratamento especial se não houver sintomas. No entanto, você deve consultar seu médico sobre isso.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por que os tremores musculares do corpo acontecem?

Tudo o que você precisa saber sobre EM na gravidez

Tudo o que você precisa saber sobre sensibilidade nos seios