O que é inflamação do folículo piloso ou foliculite?
Inflamação do folículo piloso
A foliculite é um problema capilar comum que ocorre devido à inflamação e infecção do folículo piloso. A foliculite tem diferentes tipos e se manifesta com diferentes sintomas. No texto a seguir, pretendemos apresentar a inflamação do folículo piloso, suas causas e tratamento.
O que você vai ler neste artigo:
O que é foliculite?
Causas e fatores de risco associados à formação de foliculite
Sintomas e complicações da foliculite
Como a foliculite é diagnosticada?
Como a foliculite é tratada?
O que é foliculite?
Um folículo é uma pequena cavidade na pele da qual o cabelo cresce. Todo cabelo que cresce no corpo sai do folículo. Se este folículo piloso ficar inflamado ou infectado, é chamado de foliculite.
Embora a foliculite possa ocorrer em qualquer parte do corpo, ocorre mais comumente nos braços, rosto, genitais, peito, costas, nádegas e cabeça. A foliculite geralmente se apresenta como pequenas protuberâncias vermelhas que podem ser preenchidas com pus branco.
Embora a foliculite possa ocorrer em qualquer parte do corpo, ocorre mais comumente nos braços, rosto, genitais, peito, costas, nádegas e cabeça. A foliculite geralmente se apresenta como pequenas protuberâncias vermelhas que podem ser preenchidas com pus branco.
Embora a foliculite seja irritante, muitas vezes não é motivo de preocupação e pode ocorrer em qualquer idade.
Causas e fatores de risco associados à formação de foliculite
A foliculite é frequentemente causada por uma infecção com um tipo de bactéria chamada staph aureus. No entanto, infecções virais, fúngicas e danos físicos ao folículo piloso podem levar à foliculite.
A foliculite está associada a qualquer um dos seguintes:
- cabelo subcutâneo
- roupas apertadas
- Roupas que arranham a pele
- Suor ou produtos de higiene pessoal que irritam o folículo
- Substâncias bloqueadoras da pele, como alcatrão ou óleo de motor
- Cobrir a pele com material não respirável, como plástico
- Doenças de pele como dermatite ou acne
- Lesões na pele, como picadas de insetos ou cortes
- Usando uma piscina contaminada
- Ferida infectada ou corte
- Enfraquecimento do sistema imunológico devido a condições como câncer ou HIV
- Sobrepeso ou obesidade
- Uso a longo prazo de coisas como esteróides ou antibióticos
Sintomas e complicações da foliculite
Nos estágios iniciais da foliculite, pode aparecer como erupções cutâneas, inchaços vermelhos, espinhas com pontas amarelas ou brancas. Com o tempo, esses folículos capilares podem se espalhar e levar a lesões na pele.
A foliculite pode causar o envolvimento de um folículo ou o envolvimento simultâneo de vários folículos pilosos. Os sintomas da foliculite incluem:
- Pequenos inchaços vermelhos
- Espinhas com pontas amarelas ou brancas
- Feridas purulentas
- feridas secas
- vermelhidão da pele
- inflamação da pele
- coceira
- Queimando
- Dor e sensibilidade
- inchaço
- febre baixa
- Complicações
Embora a foliculite em si não seja fatal, algumas complicações podem ocorrer após ela; Incluindo:
Furunculose ou furúnculo subcutâneo
Cicatrizes restantes ou escurecimento do local
Perda de cabelo permanente após dano ao folículo
Infecções foliculares frequentes
Infecções que se espalham para outras áreas
Infecção da pele ou celulite
Como a foliculite é diagnosticada?
Um médico diagnostica a foliculite realizando um exame físico. Além disso, o médico fará um histórico detalhado de você; Doenças de base, medicamentos em uso e histórico familiar de doenças são importantes.
Além disso, o médico pode colher uma amostra do local da infecção com um cotonete para enviar ao laboratório para detectar o tipo de bactéria ou fungo envolvido no local.
Em casos muito raros, uma biópsia de pele pode ser necessária para descartar outras causas da doença.
Como a foliculite é tratada?
O tratamento da foliculite depende do seu tipo e causa. Casos leves respondem a remédios caseiros. Enquanto os casos graves e moderados requerem mais intervenções terapêuticas.
Os tratamentos atuais disponíveis incluem:
medicamentos
Diferentes medicamentos estão disponíveis com base na causa da foliculite. Medicamentos antifúngicos ou antibióticos podem ser prescritos. Além disso, medicamentos anti-inflamatórios também podem ser recomendados.
Tipos de medicamentos prescritos:
- Cremes antibióticos tópicos
- Antibióticos orais
- Cremes antifúngicos tópicos
- Xampus antifúngicos
- Antifúngicos comestíveis
- Cremes esteróides
- Corticosteróides orais
terapia de luz
Alguns estudos mostraram que a terapia de luz ou fototerapia dinâmica ajuda a tratar a foliculite profunda. A terapia de luz às vezes é eficaz no tratamento da acne. Terapia de luz e compostos químicos matam vírus, bactérias e fungos.
Descarga
Às vezes, o médico drena o pus fazendo uma incisão na ferida. Isso ajuda a curar a foliculite mais rapidamente.
terapia a laser
Fazer laser em alguns casos pode ajudar a reduzir a infecção e melhorar a foliculite. O laser destrói o folículo piloso. Portanto, não pode mais sofrer de inflamação ou infecção. No entanto, várias sessões de tratamento são necessárias para alcançar o resultado desejado.
Tratamento domiciliar
Existem vários remédios caseiros disponíveis para ajudar a tratar a foliculite; Incluindo:
compressa morna
Colocar uma compressa quente no local da foliculite pode ajudar a reduzir a coceira e eliminar o pus do local. Para uma compressa quente, você pode jogar uma toalha em água morna. Em seguida, pegue o excesso de água e coloque no local da foliculite por 20 minutos. Você pode repetir isso quantas vezes forem necessárias.
Medicamentos sem receita
Existem muitos cremes e géis tópicos de venda livre que você pode comprar e usar para tratar a foliculite.
lavagem
Lavar suavemente a área com água e sabão 2 vezes ao dia ajuda a melhorar a foliculite. Sempre lave as mãos cuidadosamente antes de fazer isso; Não use papel higiênico para secar a área, pois pode causar mais irritação na área. Em vez disso, é melhor usar uma toalha limpa. Lave bem todas as toalhas após o uso para evitar a propagação da infecção.
Banheiro
O uso de uma banheira de hidromassagem pode ajudar a reduzir a dor e a coceira. Adicionar aveia ou um produto à base de aveia pode ajudar a acelerar o tratamento da foliculite. Porque os estudos mostraram que este produto tem propriedades anti-inflamatórias. Após o banho, é necessário secar completamente a pele.
Proteção da pele
Tente evitar ao máximo usar roupas apertadas. Limite a exposição da pele a produtos químicos e produtos de cuidados com a pele. Minimize o barbear e use lubrificantes se o fizer. Mantenha a lâmina limpa.
Comentários
Enviar um comentário