Hipotireoidismo durante a gravidez
Hipotireoidismo
A gravidez requer cuidados especiais; Esses cuidados não se limitam ao período gestacional e começam antes dele. O hipotireoidismo é uma das doenças que devem ser controladas antes e durante a gravidez para evitar complicações para a mãe e o feto. No texto a seguir, apresentaremos o hipotireoidismo durante a gravidez.
Neste artigo você vai ler:
O que é hipotireoidismo?
Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
A importância do hipotireoidismo na gravidez
Fatores de risco relacionados ao hipotireoidismo na gravidez
O que causa o hipotireoidismo durante a gravidez?
Como o hipotireoidismo é tratado?
É necessário que as mulheres grávidas sejam rastreadas para hipotireoidismo?
Como o hipotireoidismo é tratado?
O que você precisa fazer para ter um filho saudável?
O que é hipotireoidismo?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Esta glândula é responsável pela secreção dos hormônios tireoidianos. Hormônios são substâncias que são secretadas pelas glândulas endócrinas do corpo no sangue; Esses hormônios têm seu efeito após atingir o tecido-alvo. Os hormônios da tireóide desempenham um papel na regulação do metabolismo do corpo.
Se o nível desses hormônios tireoidianos no sangue cair por qualquer motivo, ocorre hipotireoidismo ou hipotireoidismo.
Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
Esta doença pode não apresentar sintomas no início; No entanto, com o progresso da doença, os sintomas da doença aparecem gradualmente. Sintomas como:
constipação
secura da pele
Intolerância ao frio
Irregularidade menstrual
Ganho de peso inexplicável
A importância do hipotireoidismo na gravidez
A gravidez pode afetar o nível de hormônios da tireóide. Assim, o hipotireoidismo pode piorar durante a gravidez. Em alguns casos, o hipotireoidismo não é diagnosticado durante a gravidez; Porque seus sintomas podem se sobrepor aos causados por alterações hormonais durante a gravidez.
Se o hipotireoidismo não for tratado, pode causar complicações tanto para a mãe quanto para o feto. Gestantes com hipotireoidismo não controlado estão expostas a anemia, pressão alta, fraqueza e dores musculares. Além disso, a possibilidade de aborto espontâneo, natimorto e parto prematuro aumenta nessas mulheres.
Fatores de risco relacionados ao hipotireoidismo na gravidez
Os seguintes fatores aumentam o risco de hipotireoidismo durante a gravidez:
Idade acima de 30 anos
História de infertilidade ou gravidez precoce
História familiar de doenças da tireoide
Diabetes tipo 1 ou outras doenças autoimunes
História da radioterapia de cabeça e pescoço
História da cirurgia da tireoide
Anticorpos antitireoidianos (Anti-TPO) observados no hipotireoidismo de Hashimoto.
Bócio ou aumento da glândula tireóide
O que causa o hipotireoidismo durante a gravidez?
A principal causa de hipotireoidismo durante a gravidez é o hipotireoidismo de Hashimoto. Este é um tipo de doença autoimune; Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico da pessoa afetada considera suas próprias células como estranhas e se torna ativa contra elas. Nesta doença, o sistema imunológico do indivíduo é ativado contra as células da tireoide e leva ao hipotireoidismo.
A deficiência de iodo, o tratamento do hipertireoidismo e a cirurgia da glândula tireoide são outras causas de hipotireoidismo durante a gravidez.
Além disso, a glândula tireóide pode tornar-se hipoativa após o parto; Cerca de 7% das mães têm tireoidite após o parto. A inflamação da glândula tireóide é chamada de tireoidite. A tireoidite geralmente começa com hipertireoidismo, mas depois progride para hipotireoidismo.
A tireoidite que ocorre após a gravidez e o parto geralmente se resolve espontaneamente.
Como o hipotireoidismo é tratado?
Na primeira etapa, o médico faz um histórico detalhado de seus sintomas e doenças subjacentes e os medicamentos que você está tomando. Em seguida, o médico fará um exame físico e procurará evidências de problemas de tireoide em você.
O diagnóstico definitivo de hipotireoidismo é possível através da realização de um exame de sangue. Os exames que os médicos solicitam rotineiramente para descartar ou diagnosticar hipotireoidismo são o TSH e o T4. Em alguns casos, pode ser necessário medir o nível de anticorpos anti-hormônio da tireóide ou Anti-TPO.
É necessário que as mulheres grávidas sejam rastreadas para hipotireoidismo?
Mulheres que estão no grupo de alto risco e têm alta probabilidade de sofrer de doenças da tireoide precisam ser rastreadas para hipotireoidismo. Esta triagem é melhor ser feita na 9ª semana de gravidez ou na primeira consulta de gravidez.
No entanto, devido aos riscos que o hipotireoidismo traz para a mãe e para o feto, alguns especialistas recomendam que esse rastreamento seja feito para todas as gestantes. Você precisa consultar seu médico sobre isso.
As mulheres que são anti-TPO positivas precisam de mais exames; Como essas mulheres são mais propensas ao hipotireoidismo do que outras, é necessário fazer um exame de sangue antes da gravidez, tanto no primeiro quanto no segundo trimestre de gravidez.
Como o hipotireoidismo é tratado?
O hipotireoidismo é tratado com levotiroxina. Este medicamento substitui o hormônio da tireóide no sangue e, portanto, não é perigoso para a gravidez.
Se você estava tomando levotiroxina antes da gravidez, verifique a dosagem com seu médico antes de tentar engravidar. Durante a gravidez, devido a alterações nos níveis de hormônios da tireoide, muitas vezes é necessário aumentar a dose dos medicamentos prescritos. O médico assistente fornecerá as recomendações necessárias a esse respeito.
Além disso, os testes de tireoide geralmente precisam ser repetidos a cada 4 a 6 semanas durante a gravidez até o parto.
Após a gravidez, a dose de levotiroxina é frequentemente reduzida.
O que você precisa fazer para ter um filho saudável?
Para ter um filho saudável e uma gravidez segura, é necessário:
Siga cuidadosamente as recomendações do seu médico; Tome seus medicamentos na dose certa e nos horários corretos e faça os testes de triagem na hora certa.
Seu médico também pode prescrever suplementos. Tome suplementos conforme indicado.
Não tome medicamentos para a tireoide ao mesmo tempo que suplementos vitamínicos durante a gravidez ou ferro e cálcio; Essas substâncias podem interferir na absorção de medicamentos para a tireoide. É necessário deixar um intervalo de pelo menos 2 a 3 horas entre tomar o medicamento e esses suplementos
Comentários
Enviar um comentário